Google demite engenheiro que ousou criticar bolha ideológica da empresa
Google, empresa da Alphabet Inc., demitiu um funcionário que escreveu um memorando interno criticando as políticas de diversidade da empresa da web, criando uma tempestade no vale do silício.
James Damore, o engenheiro da Google que escreveu a nota, confirmou que foi dispensado num email, dizendo que foi demitido por "perpetuar estereótipos de gênero". Um representante da Google não respondeu a tempo nosso pedido de comentário.
Sundar Pichai, diretor executivo da Google, mandou uma nota para os funcionários na segunda-feira que disse que partes do memorando do funcionário "violam nosso Código de Conduta e passam dos limites ao defender estereótipos danosos de gênero no nosso ambiente de trabalho". Mas não disse se a empresa tomaria alguma ação contra o empregado.
O memorando de 10 páginas de Damore acusou a Google de silenciar opiniões políticas conservadoras e defendeu que diferenças biológicas têm um papel no menor número de mulheres na tecnologia e em posições administrativas. Ele circulou amplamente dentro da empresa e se tornou público no último fim de semana, causando um furor que ampliou a pressão sobre executivos da Google para tomar posições mais definitivas.
Depois que a controvérsia estourou, Danielle Brown, nova vice-presidente de diversidade, integridade e governança da Google, enviou uma declaração para os funcionários condenando as opiniões de Damore e reafirmando a posição da empresa sobre a diversidade. Em plataformas de discussão internas, muitos empregados disseram que apoiavam a demissão do autor, e alguns disseram que escolheriam não trabalhar com ele, de acordo com publicações viestas pela Bloomberg News.
O memorando e o debate em torno dele vem num tempo em que a Google se livra de um processo judicial do Departamento do Trabalho dos EUA que alega que a empresa sistematicamente discrimina as mulheres. A Google negou as acusações, argumentando que ela não tem uma lacuna de gênero nos pagamentos, mas se recusou a compartilhar informações completas sobre salários com o governo. De acordo com o relatório demográfico mais recente da empresa, 69% de sua força de trabalho e 80% de sua força técnica são homens.
Publicado originalmente em Bloomberg News, 7 de agosto de 2017.
Tradução: Eli Vieira
Torne-se nosso patrono.